terça-feira, 29 de setembro de 2009

Presbiterianos


De modo resumido, somos uma igreja que nasceu na Escócia, por iniciativa, principalmente, de John Knox. A presença dos presbiterianos nos Estados Unidos foi a responsável por enviar o missionário Rev. Ashbel Green Simonton, que em 1859 chegou em terras brasileiras, fundando o trabalho presbiteriano no Rio de Janeiro.

O nome presbiteriano vem de presbítero (presbíteros do grego: ancião). Presbíteros são eleitos pela igreja e formam o conselho da igreja local. Esse conselho é o responsável pelo governo das igrejas, de modo que presbiteriano se refere à forma de governo.

No princípio de nossa história, na Escócia, éramos unicamente calvinistas. Contudo, com o passar do tempo, outras denominações presbiterianas, principalmente aqui no Brasil, surgiram com outros fundamentos teológicos, ainda que mantendo a forma de governo. É por esse motivo que não podemos dizer que todos os presbiterianos são iguais, pois, enquanto a IPB é de linha tradicional e calvinista, a IP Renovada é arminiana e pentecostal em sua prática.

Para outros detalhes, visite o site de nossa igreja: www.ipb.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário